O Descobrimento
do Brasil
Em 22 de
abril de 1500, Pedro Álvares Cabral desembarcou nas areias faiscantes de Porto
Seguro. Surgia o Brasil.
Os Pintores de Nassau
As
evidências de que o conde João Maurício de Nassau era um príncipe renascentista
que se materializou no Brasil do século XVII estão preservadas no amplo legado
artístico e cultural produzido ao longo de sua permanência de sete anos no
país. Ao desembarcar em Recife, Nassau trouxe em sua comitiva 46 artistas,
cientistas, artífices e sábios. Deslumbrado com o viço e o vigor da natureza
tropical, encarregou seus protegidos a catalogar, pintar, estudar e preservar
plantas e animais do Brasil. Transformou o abacaxi e o caju em símbolos desse ‘’belo
país do Brasil, que não tem igual sobre o céu’’. Tanto quanto a obra artística
feita sob seu mecenato, destaca-se também o trabalho científico realizado em
menos de uma década.
Não foi exatamente
como se Rembrandt ou Rubens tivessem desembarcado nos trópicos. Mas foi quase.
Seis pintores faziam parte da comitiva que Maurício de Nassau trouxe para
Recife. Todos tinham casa e comida, salário fixo e muito trabalho pela frente:
seriam os primeiros pintores a registrar a exuberante natureza do Novo Mundo. A
obra e mesmo o nome de um deles se perderam na história. Pierre de Gondreville
produziu pouco e Cornelis Golijath era mais cartógrafo do que propriamente um
artista. Zacharias Wagener, mero soldado raso a serviço da Cia. Das Índias Ocidentais,
não constava da lista oficial. Mas, desde sua chegada no Brasil, em 1634, esse
alemão de Dresden demonstrou muita habilidade e um interesse permanente pela
natureza. Promovido a ‘’dispenseiro-escrevente’’ e a escravidão particular de
Nassau, Wagener, simples ‘’pintor de domingo’’, acabou produzindo centenas de
aquarelas e litogravuras dos animais brasileiros. Ao retornar para a Europa, em
1643, levava consigo os originais do ‘’Thierbuch’’,
ou Livro dos Animais, uma espécie de
versão popular da História Naturalis Brasilae, de Marcgraf. Mais do que isso: a
obra de Wagener teve grande influência sobre Albert Eckhout. E, junto com Frans
Post, Eckhout foi um gênio da arte do Brasil.
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